Dia Mundial do Rim 2019

 

Temos o prazer de contatá-lo sobre o próximo Dia Mundial do Rim, que será no dia 14 de março de 2019.

 

A campanha de 2019 será focada no peso da doença renal na população, a necessidade do acesso aos cuidados de saúde  e a importância da prevenção, com o tema: “Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”.

 

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de várias causas. 

Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças auto-imunes ou história familiar de doenças renais.

Em Portugal a prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise é das mais elevadas da europa.

Este ano, o dia mundial do rim propõe-se mais uma vez a sensibilizar a população para este tema e divulgar a necessidade de estratégias para a prevenção e melhor gestão de doenças renais.

O objetivo final é promover a saúde da população, garantindo o acesso aos cuidados de saúde e incentivando a medidas e práticas que mantenham e melhorem a saúde renal.

Especificamente, a World Kidney Day apela a todos para que defendam medidas concretas em todos os países para melhorar os cuidados renais:

Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (boa hidratação, exercício físico, dieta saudável, evitar o tabaco, reduzir o consumo de sal e açucar), fazer rastreios de doenças renais nos grupos de maior risco, garantir que os doentes renais recebam os cuidados de saúde de que necessitam para atrasar a progressão da doença.

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia conta com a sua colaboração,

Com os nossos melhores cumprimentos,

 

Login Inicie a sua Sessão
Subscreva a nossa newsletter
Patrocinadores            
             
Platina            

           
Ouro            

         
Prata            

 
Bronze            

       
Media Partner