Bem Vindos ao Encontro Renal 2021

 Exmºs Senhores,

O Encontro Renal, este ano o XXXV Congresso Português de Nefrologia, é a reunião magna de todos os profissionais que se dedicam ao diagnóstico, prevenção e tratamento da doença renal em Portugal, bem como de todas as outras especialidades que connosco colaboram. Em 2021 temos o privilégio de acolher neste evento os nossos colegas brasileiros, no âmbito da sua XIII edição luso-brasileira.

Há cerca de um ano era impensável vir a enfrentar uma situação tão dramática quanto imprevisível, como aquela que tem assolado o mundo desde então. Não obstante as dificuldades, a nossa comunidade nefrológica soube adaptar-se e o Encontro Renal de 2020 atingiu as melhores expetativas de qualidade científica.

O Serviço de Nefrologia do CHUC será o responsável pela organização do Encontro Renal 2021, a realizar em outubro próximo. Resultado do progresso da ciência e da coragem de todos os profissionais que estiveram na linha da frente do combate à pandemia Covid 19, também nós temos a esperança de fazer renascer esta reunião com as características de sempre. Os nossos objetivos estão focados numa reunião presencial, embora não excluindo participações por via remota.

Do ponto de vista científico e técnico entendemos que será interessante revisitar alguns temas das nossas áreas cardinais - nefrologia clínica, hemodiálise, diálise peritoneal e transplantação renal, numa perspetiva de atualização e discussão dos avanços mais recentes, com foco no acompanhamento diferenciado do doente. Mais uma vez privilegiamos a investigação e a nefrologia de ligação, estendendo o convite a especialidades que connosco dialogam diariamente, como a Medicina Geral e Familiar, Cardiologia, Endocrinologia, Reumatologia e Obstetrícia. A vigilância e o melhor tratamento do doente renal nestas áreas estarão no centro da nossa atenção.

A preciosa colaboração e dinamismo da indústria farmacêutica serão fatores determinantes, como sempre, para obter a plena realização a que nos propomos. Também imperativa será a participação de toda a comunidade nefrológica, na sua competência e atributos, como profissionais e no âmbito da formação pré e pós graduada. 

Estamos convictos da importância e responsabilidade deste trabalho para reerguer uma tradição de muitos anos, que faz do momento – Encontro Renal, um verdadeiro reencontro. Um reencontro vivido “não online”, que nos permita voltar a trocar “cuidadosas” saudações e experiências entre amigos e profissionais com um objetivo comum, o de tratar melhor o nosso doente.  


Rui Alves
Presidente do Encontro Renal 2021


Aníbal Ferreira
Presidente da SPN

 
Grupo de estudo de Dialise Peritoneal