Boas Vindas

Exmos. Senhores

O Serviço de Nefrologia do HSC será o responsável pela organização do Congresso da Sociedade Portuguesa de Nefrologia em 2020. Estamos atualmente em fase de preparação do programa que incluirá, como habitualmente, a abordagem da atualização existente nas áreas da Doença Renal Crónica, Diálise e Transplantação Renal.

A Nefrologia é uma especialidade abrangente que interage obrigatoriamente com diversas áreas clínicas. Estão a surgir novas áreas de intervenção que necessitam da colaboração da Nefrologia e que estão a contribuir para uma renovação do interesse por esta especialidade, tal como é o caso da cardio-nefrologia e da onco-nefrologia, entre outras.

Após um período prolongado com pouca inovação terapêutica em comparação com outras áreas médicas (1), existem atualmente algumas evidências que podem mudar a nossa pratica clínica: uma nova terapêutica para a Doença Renal Poliquística do Adulto que pode atrasar a progressão da insuficiência renal; os novos captadores de potássio que aumentam a margem terapêutica dos antagonistas do SRAA na Insuficiência Cardíaca e no Síndrome Cardio-Renal; os antagonistas dos recetores da vasopressina no Síndrome Cardio-Renal; os benefícios cardiovasculares do Ferro EV no tratamento da anemia na insuficiência cardíaca; os novos antidiabéticos orais, inibidores do co-transportador de Sódio-Glicose 2 (SGLT2) que inesperadamente reduzem o risco cardiovascular e melhoram os desfechos renais; os agonistas do recetor GLP-1 (Gliucagon like peptide 1) ou incretinomiméticos que estimulam a secreção de insulina de uma forma dependente da glucose e que promovem a redução do peso e a redução do risco cardiovascular; os antagonistas da endotelina na nefropatia diabética; as indicações e vantagens das novas moléculas no antagonismo mineralocorticoide na Diabetes, Insuficiência Cardíaca e Hipertensão Resistente; a inovação tecnológica com a criação de novas membranas de diálise denominadas de médio cut-off (MCO) que permitem a remoção de moléculas de médio a alto peso molecular (5-50 KDa) proporcionando uma terapêutica de “hemodiálise expandida”; a abordagem de infeções por bactérias multirresistentes e estratégias profiláticas na imunomodulação.

Estes serão alguns dos temas que gostaríamos de discutir.

Desejamos contribuir para este Congresso com a divulgação da nossa prática clínica no HSC em algumas áreas específicas de intervenção, nomeadamente a diálise peritoneal no síndrome cardio-renal e na evolução técnica no tratamento da HTA resistente.

Salientamos desde já a apresentação de uma abordagem inovadora da Fisiopatologia da Doença Mineral Óssea da Doença Renal Crónica centrada no osteócito que poderá dar origem a alvos terapêuticos alternativos.

Convidamos toda a Comunidade Nefrológica a estar presente no Congresso de 2020 e desejamos que os trabalhos enviados mantenham ou superem a qualidade apresentada nos Congressos Nacionais prévios.

(1) Challenges and opportunities for nephrology in Western Europe. Rondeau E, Luyckx V.A., Anders Hans-Joachim et al. Kidney International 2019: 95, 1037-1040


Teresa Adragão
Presidente do Encontro Renal 2020


Aníbal Ferreira
Presidente da SPN

PATROCINADORES (Com base no apoio dado às actividades da SPN nos últimos 5 anos)

PLATINUM
OURO
PRATA
BRONZE
MEDTRONIC
MEDINFAR
SHIRE
OCTAPHARMA
FRANCE
JABA RECORDATI
TEVA FARMA
BAYER
LÉLEMAN
ALIVE PORTUGAL
BINDING SITE
BRISTOL MYERS SQUIBB
TELEMEDICINA
MUNDIPHARMA
MERIT MEDICAL PORTUGAL
A.MENARINI
HOSPIRA PORTUGAL
ADMINSAÚDE
SPRINGER HEALTH CARE
ASSOC. ESCLEROSE TUBEROSA
CARDINAL HEALTH
SPECULUM
EBSCO INTERNACIONAL
PERMANYER PORTUGAL
PARCEIRO PARA A COMUNICAÇÃO