XXII Simpósio de Atualização em Nefrologia

 

CONSULTE O PROGRAMA - PDF

Caro Colega,

Surge uma nova era na nefrologia moderna. 

O rim encontra-se no centro da diabetes mellitus, tanto como intrinsecamente ligado à instalação e progressão desta doença e das suas complicações, como tendo indiscutivelmente um papel chave nas respectivas terapêuticas. A evidência clínica emergente de agentes farmacológicos que visam diferentes mecanismos de progressão de lesão renal na doença diabética, com alvos como a hiperfiltração glomerular, o metabolismo energético celular, a inflamação, a fibrogénese, tem causado perplexidade e entusiasmo. Ganha destaque o crosstalk rim-coração e a preponderância do rim como maestro da homeostasia do organismo.

No nosso simpósio vamos mostrar como a história natural e a abordagem destas patologias estão a ser reescritas, analisando simultaneamente de forma crítica e escrupulosa estas novas evidências, não fugindo às controvérsias subjacentes, como tem sido, aliás, apanágio destas nossas reuniões.

Convidámos os peritos nas diversas áreas, nacionais e internacionais, para nos trazerem a excelência da ciência e da prática clínica no diálogo da diabetes com a nefrologia clínica, com a terapêutica dialítica ou com a transplantação renal e renopancreática.

O termo “diabetes” (Demetrius de Apameia, século II a.C.) significa “percorrer”, traduzindo a poliúria justificada como a passagem dos líquidos ingeridos que passavam pelo corpo ininterruptamente como se fosse através de um tubo – já o rim na génese da descrição desta doença...

Contamos com a sua presença para assim “percorrer” connosco esta frutuosa discussão no dia 15 de fevereiro de 2020.

Pode consultar online o website do Simpósio em www.simposio-diabetes-rim-2020.com.

Com calorosos cumprimentos,

 Rita Birne, Patrícia Branco, Domingos Machado

Patrocinadores            
             
Platina            

           
Ouro            

         
Prata            

 
Bronze            

       
Media Partner