DR. DOMINGOS MACHADO PROPOSTO PARA SÓCIO HONORÁRIO DA SPN

01.04.2021

Após uma longa carreira profissional pública e privada, na área da nefrologia, o Dr. Domingos Machado, inicia hoje o seu período de reforma.

É, claramente, um dos “pais” da transplantação renal em Portugal, com um papel muito relevante e inquestionável na área da transplantação de “dador vivo”, a que dedicou grande parte da sua atividade hospitalar. O número de transplantes renais de dadores vivos, realizados pelo Serviço de Nefrologia do Hospital de Sta. Cruz, de que foi Diretor, colocam-no (de longe) como a unidade mais importante da zona sul do país no transplante de dador vivo (tendo realizado mais transplantes deste tipo que a soma de todas as outras unidades desta zona).

Na transplantação renal organizou, com grande sucesso, vários congressos nacionais e internacionais. Sublinho a relação de grande amizade e cumplicidade com o Professor Medina Pestana do Hospital do Rim, em São Paulo-Brasil. Na base desta amizade entre os dois, observou-se uma marcada colaboração entre os 2 países na área da transplantação, que se tem traduzido nos Congressos Luso-Brasileiros de Transplantação, fundamentais para dar relevância e enquadramento aos nefrologistas portugueses. O lançamento, com sucesso, destes congressos e a sua manutenção, deve-se, em grande parte, ao envolvimento do Dr. Domingos Machado.

Sublinhamos, como exemplo para todos os nefrologistas portugueses, a elegância do contacto, a diplomacia do trato e a capacidade de reflexão profunda sobre questões éticas que envolvem a prática nefrológica (e particularmente a área da transplantação).

Pela sua elevadíssima cultura “extra médica” (sobretudo na música clássica e artes plásticas), sempre reconhecemos o Dr. Domingos Machado, como um dos nefrologistas portugueses mais elegantes, iluminados e clarividentes da sua geração, para quem a nefrologia é apenas uma das múltiplas facetas da sua existência. Por estes motivos, não temos dúvidas, que será dos mais bem preparados, para abraçar com maior prazer e rendibilidade a fase da reforma.

Neste contexto, a Direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia decidiu propor o Dr. Domingos Machado para Sócio Honorário da SPN, o que será votado na próxima Assembleia Geral. Caso seja aprovada esta proposta, como antecipamos, teremos oportunidade de lhe entregar o respetivo diploma, numa homenagem singela, durante o próximo Encontro Renal de Nefrologia e Congresso Luso Brasileiro de Nefrologia.

A Direção da SPN

PATROCINADORES (Com base no apoio dado às actividades da SPN nos últimos 5 anos)

PLATINUM
OURO
PRATA
BRONZE
MEDTRONIC
MEDINFAR
SHIRE
OCTAPHARMA
FRANCE
JABA RECORDATI
TEVA FARMA
BAYER
LÉLEMAN
ALIVE PORTUGAL
BINDING SITE
BRISTOL MYERS SQUIBB
TELEMEDICINA
MUNDIPHARMA
MERIT MEDICAL PORTUGAL
A.MENARINI
HOSPIRA PORTUGAL
ADMINSAÚDE
SPRINGER HEALTH CARE
ASSOC. ESCLEROSE TUBEROSA
CARDINAL HEALTH
SPECULUM
EBSCO INTERNACIONAL
PERMANYER PORTUGAL
PARCEIRO PARA A COMUNICAÇÃO