FALECIMENTO - DRA. MADALENA BATISTA - Hospital Divino Espírito Santo

11.10.2021

É com a maior tristeza que a SPN anuncia o falecimento da nossa colega e amiga Dra. Madalena Batista. Habituámo-nos, há décadas, a partilhar o seu entusiasmo, o seu sorriso e a forma elegante e diplomática como partilhava connosco a brisa da nefrologia Açoreana.

O Encontro Renal da próxima semana não será o mesmo sem a sua presença física. Ela estava lá sempre! Mas teremos oportunidade de a homenagear junto dos seus familiares e colegas mais próximos, para que o seu carisma seja inspirador para os nefrologistas mais jovens.

Aníbal Ferreira

Caros colegas e amigos, é com grande pesar que vos informo do falecimento, no dia 5 de outubro, da nossa colega, e para muitos amiga, Madalena Batista.

Foram muitos os momentos partilhados de conhecimento, trabalho e alegria, deixando em mim e em todo o serviço do HDES, assim como nos nossos doentes, este sentimento simultâneo  de profunda tristeza mas também de gratidão e de alegria por a Madalena ter feito parte das nossas vidas.

Muitos de vós já manifestaram o carinho solidário com o nosso serviço e com a sua família, o que nos deixa muito gratos.  Sentiremos a falta da sua energia contagiante nos nossos dias de trabalho e momentos de convívio.

Queremos prestar o devido tributo aos serviços prestados ao longo destes anos no HDES, nomeadamente pela criação e desenvolvimento do programa de Dialise Peritoneal, que engloba doentes de duas ilhas dos Açores, São Miguel e Santa Maria, programa este que permite uma opção estruturada para jovens e menos jovens. Salientamos a sua dedicação, disponibilidade, assim como a sua capacidade de desmistificar receios.

Finalizo com uma palavra de gratidão. Bem hajam a todos os que a conheceram.

Ponta Delgada, 7 de outubro de 2021.

João Esteves

Diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital do Divino Espírito Santo, EPER.

Grupo de estudo de Dialise Peritoneal