Insuficiência Renal. Sabe o que é?

Como é que se mede a percentagem de funcionamento dos rins?

O funcionamento do rim é avaliado em percentagem, situando-se o valor normal à volta dos 100%, geralmente entre 80 e 130%.

A percentagem de funcionamento do rim é medida comparando a quantidade de certas substâncias no sangue com a sua quantidade na urina.

Que significa ureia alta?

O funcionamento do organismo produz várias substâncias tóxicas que normalmente são eliminadas pelo rim. Quando a doença renal crónica reduz o funcionamento dos rins para abaixo dos 50%, essas substâncias tóxicas, que já não são completamente eliminadas pelo rim, têm tendência a acumular-se no sangue.

Parte das proteínas que comemos na nossa alimentação (carne, peixe, leite, etc.) é transformada pelo corpo em ureia. No corpo saudável, a quantidade de ureia que é produzida é igual à quantidade de ureia que é eliminada pelos rins. Deste modo, a quantidade de ureia no sangue é mantida mais ou menos constante.

Contudo, quando existe uma doença renal crónica e a percentagem de funcionamento dos rins se reduz, a ureia tem tendência a acumular-se no sangue e aparece a ureia alta. Deste modo, a ureia alta significa que os rins estão a funcionar numa percentagem inferior ao normal. 

O que se pode fazer para baixar a ureia?

No entanto, ao contrário do que se pensava há anos atrás, sabe-se hoje que o valor de ureia reflecte mal o funcionamento do rim, e não deve ser usado com este objectivo. Se tiver a ureia alta, o seu médico pedirá que faça uma clearance de creatinina (vidé como é que se mede a percentagem de funcionamento dos rins?), que permitirá avaliar a percentagem de funcionamento dos rins e portanto saber como é que os seus rins estão a funcionar.

Desde que saiba a percentagem de funcionamento dos rins, ignore a ureia. Preocupe-se em assegurar que a percentagem de funcionamento dos rins se mantém estável, que não se está a reduzir ao longo do tempo, para o que é fundamental que siga rigorosamente as instruções do seu médico e a medicação que ele prescreveu. 

PATROCINADORES (Com base no apoio dado às actividades da SPN nos últimos 5 anos)

PLATINUM
OURO
PRATA
BRONZE
MEDTRONIC
MEDINFAR
SHIRE
OCTAPHARMA
FRANCE
JABA RECORDATI
TEVA FARMA
BAYER
LÉLEMAN
ALIVE PORTUGAL
BINDING SITE
BRISTOL MYERS SQUIBB
TELEMEDICINA
MUNDIPHARMA
MERIT MEDICAL PORTUGAL
A.MENARINI
HOSPIRA PORTUGAL
ADMINSAÚDE
SPRINGER HEALTH CARE
ASSOC. ESCLEROSE TUBEROSA
CARDINAL HEALTH
SPECULUM
EBSCO INTERNACIONAL
PERMANYER PORTUGAL
PARCEIRO PARA A COMUNICAÇÃO